26/01/2024

O Zé dos recados

 O "nosso" Zé dos recados, que não é de ninguém.

O Zé, é uma figura tipica da nossa vila que dizem ser cidade. O Zé é uma personagem carismática da população torrejana, à poucos tempo deverá ter feito setenta anos, segundo me disseram. O Zé é irmão da esposa falecida do Manhecas, jogador do CDTN (Clube Desportivo de Torres Novas). O Zé, ah o nosso Zé português de um Portugal que não terá muitos como ele, pessoa que não gosta de lixo, de coisas desarrumadas, chão sujo, ele não tolera os outros que são mal educados e muito menos quem falta ao respeito a outros cidadãos. Não gosta de quem trata mal os outros mas respeita-os como ele trata os seus semelhantes. O Zé que é à muitos anos acompanhante até à última morada de todos os malogrados torrejanos e não só. Sempre solitário, vagueia pela vila ou cidade, como queiram, cumprimenta todos com que se cruza, embora nem sempre lhe façam retorno da sua acção.
O Zé que todos nós temos um pouco da sua pessoa, masque ele não se interessa por isso, nem quer saber disso para nada, porque ele é ele e só ele.
O Zé gosta da farra, como todas as pessoas simples, todas as pessoas humildes, as pessoas que vivem a sua vida sem se importar com riquezas, não interessa vaidades de bens materiais, apenas os valores morais e a tranquilidade que todos nós merecemos nesta vida terrena.
O Zé gosta de rock n'roll, dançar a solo uns passos que mais parecem ser do Twist ou Rock dos anos cinquenta.
O Zé tem muitos conhecidos (quase toda a cidade sabe quem ele é e a vila sabe toda), mas conhecidos não são amigos e esses conta-os pelos dedos da mão. Muitos conhecidos, poucos lhe ligam ou então só nas alturas em que precisam dos préstimos serviços deles.
O Zé gosta que lhe ofereçam uma cerveja, ou gostava porque tem andado doente e a viver no Centro de Dia da sua terra natal, à noite penso que vai dormir a casa de sua irmã, a esposa falecida do Manhecas. Ele ficava feliz quando lhe pagava uma cerveja ou um café porque a sorte nunca o bafejou com dinheiro que contava todas as moedinhas pequenas. Pois, mas o Zé nunca foi egoísta, partilhava o que podia.
Esta é a imagem que tenho da pessoa que é o Zé, de todos sem pertencer a ninguém. Humilde, pobre mas alegre (não tolo, porque nunca o foi, mas muitos que o tratavam como tal, eram sim, esses eram e são sim.)
O Zé, que será enquanto vivo um ser Humano de valor sem saber que o é, pois isso não lhe interessa valores de gente sem pobre de espirito.

1 comentário:

Lucy disse...

Quiero enviarme a cf-loans@outlook.com por otorgarme un préstamo para expandir mi negocio cuando el banco rechazó mi préstamo durante las dificultades de mi negocio porque no pude cumplir con el alto requisito de expectativa del banco. Estaba buscando en Internet. Cuando me encontré con Cavern Fund que ofrecía préstamos a propietarios de empresas e individuos, solicité dentro de los 7 días que aprobaron mi préstamo y me brindaron un reembolso flexible de la tasa del préstamo con un rendimiento anual del 2%, lo que realmente capturó mi corazón para mí. levantar mi negocio.
Recomendaré a cualquier persona aquí que busque cualquier tipo de préstamo que se comunique a través de cf-loans@outlook.com.

Gracias administrador del blog por esta gran oportunidad.