04/09/2011

E os Romanos andaram por cá


Fotografia manipulada várias vezes.

"A estação arqueológica romana de Vila Cardílio está situada nas proximidades de Torres Novas. O início das suas campanhas arqueológicas deu-se nos anos sessenta deste século; após um pequeno interregno, os seus trabalhos foram retomados no ano de 1980.
A fase inicial dos trabalhos revelou o peristilo central de uma Villa romana, bem assim como as dependências anexas e ainda um pequeno átrio que, com toda a probabilidade, estabelecia a ligação com a área nordeste desta habitação de campo. Para o amplo peristilo central dá uma sala absidal que contém um tanque de mármore pouco profundo. Mais do que sala de receção, este compartimento poderá sugerir um ninfeu.
Uma outra sala comunica com o peristilo e apresenta um mosaico com a legenda "VIVENTES CARDILIUM ET AVITAM FELIX TURRE" - significando "Que Cardílio e Avita sejam felizes na sua Villa da Torre". Juntamente com esta legenda surgem duas cabeças, uma feminina e outra masculina, podendo colocar-se a hipótese de estas corresponderem aos retratos dos proprietários desta vila romana. No entanto, esta figuração humana poderá ser uma alegoria relacionada com as estações do ano - neste caso, com o outono e o inverno.
A Villa sofreu grandes metamorfoses construtivas ao longo dos séculos. As campanhas arqueológicas revelaram alterações na planta da casa realizadas entre os séculos I e IV d. C., trazendo igualmente à luz do dia um significativo complexo de termas privadas que se localizam na parte sudoeste da habitação.
Do espólio aqui encontrado são de realçar alguns vidros gravados, de provável origem oriental. A cerâmica de terra Sigillata, dos séculos I-II d. C., filia-se na produção de Valerius Paternus, a laborar na cidade espanhola de Mérida. Uma pequena estátua de Eros, possivelmente datada do século I d. C., revela-se como uma das mais importantes peças encontradas no subsolo de Vila Cardílio."

Informação: Infopédia

Sem comentários: